Já estamos há apenas dois dias do Natal e, assim como podemos aproveitar esta celebração para incluir alimentos típicos muito saudáveis, devemos também saber que existem alimentos pouco nutritivos e muito calóricos, cujo consumo devemos controlar para não cair em excessos.
Foie ou Patê: um alimento que costumamos usar para incluir em pratos de natal e que tem um alto conteúdo em gorduras, o que aumenta seu valor calórico. Então, se bem que tem proteínas, este é um ingrediente que devemos moderar por ser, antes de tudo, fonte de gorduras saturadas.
Maionese: se bem que este e outros adereços são consumidos em qualquer época do ano, é muito comum que no Natal você use maionese para acompanhar diferentes pratos. Este alimento se bem que tem vitamina E e garsas boas, também tem um alto teor em colesterol e calorias, por isso não podemos abusar deste ingrediente que é composto 90% por gordura.
Refrigerantes: como sempre dizemos, nos limitamos a situações especiais, mas nunca deve perder de vista a moderação no ingerimos a partir, pois se trata de um alimento rico em açúcares simples e outras substâncias não nutritivas para o organismo, portanto, estaremos bebendo açúcar e calorias vazias, apenas.
Provolone: claro, um pequeno provolone não nos fará danificado, mas aqui deve-se priorizar a moderação antes de tudo, porque se trata de um alimento composto por quase 40% de gordura.
Marzipan: são uma combinação perfeita de açúcares e gorduras, o que também possuem alta densidade calórica e ao combinar os nutrientes que o corpo mais deseja, nos estimularão a seguir comendo, por isso, um pequeno pedaço de massapão é suficiente para provar os doces típicos de Natal.
Frios gordurosos: os presuntos e enchidos sempre são comuns entre os pratos de Natal, seja como aperitivos ou entradas, sempre devemos moderar o consumo daqueles mais ricos em gorduras, como o chouriço, salpicão, mortadela e outros, pois além de gorduras saturadas e colesterol, contêm alta quantidade de sódio em sua composição.
Bebidas alcoólicas: como sempre, o excesso de álcool pode passar factura, por isso, se bem que podemos beber com moderação uma taça ou duas de vinho, por conter álcool, o que contribui com calorias vazias e incide no nosso sistema nervoso central, nunca devemos abusar deste ingrediente típico em comemorações de fim de ano.
Creme de leite: muitas molhos, sobremesas e outras preparações costuma-se adicionar creme de leite, um alimento concentrado em gorduras saturadas e também traz colesterol com muitas calorias, então, devemos moderar o consumo deste ingrediente ou usá-lo com moderação, ao preparar pratos para este Natal.
Bombons: também são uma combinação de açúcar e gorduras que não nos saciar, mas se nos oferecerão grande quantidade de calorias por refeição. Então, antes de tudo, a ingestão moderada para este alimento.
Geléias e compotas: por ser acima de tudo uma fonte de açúcares simples, sempre esse ingrediente deve ser em pequenas quantidades para os pratos de Natal e, se possível, combinar-se com alimentos mais nutritivos para não atiborrarnos de calorias vazias, apenas.
Estes são os 10 alimentos que costumamos usar no Natal e celebrações típicas de fim de ano, que devem ser consumidas com moderação, para não cair em excessos que podem prejudicar o equilíbrio da dieta, bem como a saúde digestiva e outros.
0 comentários:
Postar um comentário